3 TIPOS DE FLORA
Predominância do gênero de bactéria:
Como as bactérias têm diferentes capacidades de transformar comida em energia no intestino, os cientistas querem agora saber se algum dos três grupos está mais relacionado com a facilidade para engordar.
Ainda que seja você quem come chocolate todos os dias, uma flora intestinal que não ajuda pode ser a culpada pelos seus pneuzinhos, dizem os pesquisadores.
Em 2006, um estudo mostrou que gordos tinham um tipo diferente de flora intestinal. Não se sabia se a obesidade era causa ou consequência. Um pesquisador propôs que engordar era consequência. Agora, um outro trabalho mostra que existem três diferentes tipos de flora intestinal. Como cada bactéria tem uma eficiência diferente para extrair energia dos alimentos, é possível que aquele amigo que come muito e continua magro tenha tido a sorte de nascer com o tipo de flora intestinal certa.
Os cientistas não conseguiram, porém, apontar qual das três floras é de gordinho.
Mesmo que consigam novos resultados, certamente o tipo intestinal não será a única explicação para a obesidade. Outros fatores, como a alimentação, têm peso grande.
(FSP - Quinta-feira, 21/4/2011 - A5)
Qual sua opinião a respeito?
Faça seu comentário. Estou aguardando.