sexta-feira, 13 de maio de 2011

GENETICA EM FOCO



ATIVIDADE AVALIATIVA PARA O 3º EM A, B e C

Qual é a sua cor?
Em 2007, a UFMG, patrocinou uma pesquisa coordenada pelo geneticista Sérgio Pena, que traçou a ancestralidade de algumas celebridades negras brasileiras. Ficou confirmada a ascendência africana de alguns, como Sandra de Sá (com 96% de ascendência subsaariana), e também trouxe algumas surpresas, como o sambista Neguinho da Beija-Flor, que tem 67,1% de ascendência européia – um caso em que o fenótipo, a aparência externa, parece discordar do genótipo, a composição do DNA. Já a ginasta Daiane dos Santos tinha 39,7% de ancestralidade africana, 40,7% européia e 19,6% ameríndia.

O estudo de Pena usou marcadores de DNA, ou haplogrupos, sequências que ocorrem em partes de determinados cromossomos. Funciona assim: O código genético humano é como um livro escrito com quatro letras, ATGC, as bases nitrogenadas que compõem o DNA. Marcadores são trechos dessas bases que acontecem numa ordem conhecida (ex: ATCGGCCAT), numa parte conhecida dos cromossomos, que se descobriu que ocorrem em alguns povos, mas não em outros.
Assim, tendo noção dos marcadores, e analisando-se os cromossomos das pessoas, é possível saber se elas têm genes típicos de um povo ou outro.

Pena no ano 2000 já havia conduzido um estudo de DNA mitocondrial e cromossomo Y apenas em brasileiros autodeclarados brancos, de todas as regiões do país. Dentre eles 98% tinham ancestrais paternos europeus, mas 60% possuíam DNA mitocondrial indígena ou negro. O cromossomo Y é passado intacto de pai para filho. Já as mitocôndrias são transmitidas de mãe para filhos e filhas, por meio do citoplasma do óvulo, o gameta feminino. Mutações são raras nessas partes do código genético, que não passam pelo processo de entrelaçamento dos demais cromossomos.
No entanto, os testes de DNA mitocondrial e cromossomo Y não dão uma proporção de ancestralidade – apenas dizem de que região geográfica veio o ancestral que deu origem às mitocôndrias e ao cromossomo Y da pessoa; diferentemente do teste de haplogrupo.

No Brasil, mais do que em muitos lugares, as aparências enganam. Quão longe da verdade está que se imagina de alguma forma “puro” ou  “superior”.
Adaptado do Guia do Estudante – Abril coleções – Enem 2010 – p.31.

ENCONTRE A MELHOR RESPOSTA

1 – No Brasil, a identidade racial das pessoas é questão de fenótipo ou genótipo?
2 – É possível que um brasileiro tenha um haplogrupo típico da península ibérica e outro do povo bantu (grupo localizado principalmente na África Subsaariana)?
3 – Esse mesmo brasileiro pode ter mitocôndrias ibéricas e subsaarianas ao mesmo tempo?

4 – Suponha que um geneticista esteja buscando marcadores genéticos em amostras de DNA de um brasileiro. Considere as afirmativas:
I  - Se o paciente tem o haplogrupo ACTGCACAGTTG no cromossomo esperado, e isso é reconhecido como uma sequência típica de uma tribo de Angola, ele tem provavelmente algum ancestral africano.
II – Os dados permitem concluir que foi muito comum homens europeus se casarem com mulheres africanas ou indígenas e também homens indígenas ou negros se casarem com européias.
III- Se forem detectados apenas haplogrupos europeus, mas o DNA mitocondrial é indígena, isso significa que ele tem uma ancestral indígena provavelmente distante.
→ Estão corretas:
a) Todas as afirmações.               b) Apenas I.               c) I e II.
d) II e III.                                      e) I e III.

5 – Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos. Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA
a) de qualquer espécie serviria, já que ele sempre tem a mesma composição.
b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila.
c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.

6 – O esquema a seguir representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas protéicas diferentes, denominadas a, b e c.

DNA→ replicação→DNA→transcrição→RNA→tradução→Proteínas (a, b, c....)

→Depreende-se do esquema que:

a) A única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA.
b) O fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional.
c) As fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas.
d) É possível obter diferentes variantes protéicas a partir de um mesmo produto de transcrição.
e) A molécula de DNA possui forma linear, e as demais moléculas possuem forma de fitas simples helicoidais.

Faça um bom trabalho. Faça o seu melhor.

Data para entrega da atividade: até 27/05/2011 → valor 2,0 pontos.
Em 30/05/2011 → valor 1,0 pontos.
Excetuam-se casos previstos por lei e pelo estatuto da Escola.
A atividade deverá ser entregue ao professor, em aula de Bio, digitada, com capa e devidamente caracterizada ou também remetida via Mail 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reino Protoctista


ATIVIDADE AVALIATIVA PARA 0 2º EM-C
(não fique nervoso, estudante sofre mesmo)

A seguinte atividade faz parte do aprendizado prático do Capítulo 4 – Reino Protoctista, antigamente Protista, e será valorizado com 2 pontos na somatória de pontos disponibilizados para o 2º trimestre de 2011. Então... mão na massa.

QUESTÕES OBJETIVAS PARA PENSAR E DISCUTIR

1. O reino Protoctista é constituído exclusivamente por organismos
a) autotróficos unicelulares.
b) autotróficos e heterotróficos, unicelulares e multicelulares.
c) heterotróficos, unicelulares.
d) heterotróficos, unicelulares e multicelulares.

→ Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 2 a 9.
a)      Clorophyta (clorofíceas ou algas verdes).
b)      Chrysophyta (crisofíceas ou algas douradas).
c)      Pyrrophyta (Dinophyta - dinoflagelados).
d)      Euglenophyta (euglenóides).
e)      Phaeophyta (algas pardas).
f)       Rodophyta (rodofíceas ou algas vermelhas).
A que filo pertencem as algas:
2. unicelulares, sem parede celular, flageladas e que podem nutrir-se tanto de forma autotrófica como heterotrófica?
3. unicelulares ou multicelulares, de água doce ou salgada, com pigmentos e parede celular bioquimicamente semelhante às das plantas de terra firme?
4. multicelulares, com o pigmento ficoeritrina, e que têm paredes celulares impregnadas de Agar e carragenina?
5. multicelulares, exclusivamente marinhas, que podem atingir grande tamanho e devem sua cor castanha à presença do pigmento fucoxantina?
6. unicelulares abundantes no fitoplâncton marinho, cujos representantes possuem frústulas silicosas em forma de duas peças encaixadas?
7. responsáveis pelo fenômeno da bioluminescência marinha e as que causam as marés vermelhas?
8. exclusivamente de água doce, de paredes calcificadas e que lembram musgos?
9. que apresentam: sílica nas paredes celulares, a maioria das espécies unicelulares e características que também estão presentes em diatomáceas e feofíceas?

10. “Se o fitoplancton marinho desaparecesse, haveria diminuição do número de peixes.” Essa afirmação está
a) correta, pois a maioria dos peixes nutre-se, direta ou indiretamente, de seres planctônicos.
b) correta, porque as algas do fitoplâncton constituem esconderijos para a maioria dos peixes.
c) incorreta, pois a maioria dos peixes nutre-se de algas que vivem em grandes profundidades marinhas.
d) incorreta, pois os peixes são todos heterotróficos.


→ Considere as alternativas para responder às questões de 11 a 13.
a) Cílios.              b) Flagelos.               c) Pseudópodes

11. Quais são as estruturas locomotoras das amebas?
12. Quais são as estruturas locomotoras presentes nos protozoários zoomastigóforos?
13. Quais são as estruturas locomotoras dos protozoários cilióforos?

14. Qual dos filos a seguir reúne exclusivamente protozoários parasitas, destituídos de estruturas locomotoras?
a) Actinopoda.               b) Apicomplexa.               c) Cilliophora.
d) Foraminífera.            e) Rhizopoda.                   f) Zoomastigophora.

15. Todos os protozoários
a) têm vida livre    b) são aquáticos       c) têm parede celular     d) são unicelulares

→ Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 16 a 22.
a) Doença de Chagas.     b) Disenteria amebiana.     c) Leishmaniose.    d) Malária.

16. Qual doença é causada pelo Tripanosoma cruzi?
17. Qual doença tem como sintomas calafrios seguidos de febre alta e mal-estar, que ocorrem, em geral, a intervalos regulares de 48 ou 72 horas?
18. Qual doença é transmitida por água ou alimentos contaminados por cistos?
19. Qual doença é causada por protozoários do gênero Plasmodium?
20. Qual doença é transmitida pelo mosquito-palha e pode causar lesões nas vísceras?
21. Qual doença tem com agente transmissor o “Vum-vum”?
22. Qual doença pode ser prevenida pela construção de instalações sanitárias adequadas?

23. O orgânulo denominado vacúolo contrátil ou pulsátil existe nos protozoários de água doce, mas não nos marinhos.
a) Qual a sua função?
b) O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil, se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução de mesma tonicidade do seu protoplasma?

24. Os vetores da malária são dípteros do gênero Anopheles.
a) Um anófele adulto, que pela primeira vez em sua vida pica uma pessoa, pode transmitir-lhe malária?
b) Por quê?

Faça um bom trabalho. Faça o seu melhor.

Gabarito para as questões fechadas
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22























Observações:
Data para a entrega da atividade: 30/05/2011 – normal – valor 2 pontos.
31/05/2011 – fora do prazo – valor 1 ponto.
→ excetuam-se as condições previstas pela lei e pelo regulamento interno da Escola.
→ a atividade poderá ser entregue na aula de Biologia, ou então, remetida por Email ao professor.