terça-feira, 27 de março de 2012

ATIVIDADE PARA O 2EMC – CNEC – 1 Trimestre - 2012 CAPÍTULO 2 – OS VÍRUS: seriam eles um grupo a parte?

Questões objetivas:
01 – A alternativa que apresenta uma propriedade comum a todos os vírus é:
a) replicam-se independentemente;
b) possuem ácido nucléico e proteínas;
c) são formados por DNA e carboidratos;
d) reproduzem-se de forma similar á das bactérias.
02 – Associe as doenças virais (I,II,III,IV) com seu modo de transmissão (A,B,C,D).
 I.    Sarampo                      A.  Picada de inseto
II.  Poliomielite                   B.  Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado
III.  Raiva                           C. Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes
IV. Febre amarela              D. Contaminação por via  digestiva
Qual das alternativas representa a seqüência correta?
a) AI, BII, CIII, DIV.     b) AIV, BIII, CI, DII.     c) AIV, BI, CII, DIII.      d) AI, BIV, CIII, DII. 
03 – A febre aftosa, a dengue e a AIDS são doenças que atualmente afetam o homem e causam sérios problemas econômicos. Com relação aos organismos causadores dessas doenças, pode-se afirmar que
I.                    são bactérias patogênicas contaminadas com bacteriófagos que possuem como tipo de reprodução o ciclo lítico.
II.                  o material genético destes organismos pode ser DNA ou RNA. No caso da AIDS é uma enzima denominada transcriptase reversa, que transcreve uma molécula de DNA a partir do seu RNA.
III.                são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, precisam de células hospedeiras para utilizar sua maquinaria bioquímica, a fim de fazer funcionar seu programa genético.
Está (ão) correta(s) apenas
a)      I e II.          b) I e III.          c) II e III.         d) III.          e) II.
04 – Qual a alternativa que indica corretamente características dos vírus e suas relações com as células dos seres vivos?
Alternativa
Proteína da cápsula
Material genético
Relação ecológica
A
A mesma em todos os vírus
Apenas RNA
Parasita
B
A mesma em todos os vírus
Apenas DNA
Comensal
C
A mesma em todos os vírus
RNA ou DNA
Parasita
D
Difere de vírus para vírus
RNA ou DNA
Parasita
E
Difere de vírus para vírus
RNA e DNA
Comensal



Questões discursivas
05 – A partir de fevereiro de 2003, uma doença infectocontagiosa – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês), até então desconhecida, provocou surtos de pneumonia, principalmente em países asiáticos.
No momento, existem evidências de que o avanço dessa epidemia parece ter sido contido.
a)    a) Cite o tipo do agente infeccioso isolado a partir de pacientes com SARS e uma outra doença causada por patógeno do mesmo tipo, mas transmitida por picada de mosquito.




       b)      Descreva o principal mecanismo de transmissão da SARS e a mais importante medida tomada pelas autoridades de saúde pública para tentar evitar o seu alastramento.
06 – A AIDS tende a se tornar uma doença crônica (e não fatal) graças ao maior conhecimento científico e à precocidade no tratamento. Recentemente, um passo importante foi dado nesse sentido com a utilização de um “coquetel antiaids”, desenvolvido pela equipe do doutor David Ho, que dirige o centro Aaron Diamond, de Nova York, onde se pesquisa a doença. O coquetel é uma combinação de drogas que inibem a ação da transcriptase reversa e de proteases.
Com base no texto acima, pergunta-se:
a)      Que tipo de moléculas são essas, inibidas pelas drogas que compõem o coquetel?
b)    Qual a função desempenhada por cada uma dessas moléculas (que são inibidas) utilizadas pelo vírus para se multiplicar?
FAÇA UM BOM TRABALHO. FAÇA O SEU MELHOR.
P.S: Esta atividade avaliativa tem o valor de 4,0 pontos. São 8 questões a serem respondidas com valor de 0,5 pontos cada acerto. O prazo para entrega da atividade se encerra em 09 de abril de 2012, diretamente em aulas de biologia, dentro dos padrões previstos pelo  CNEC, ou, através de Email para o professor de biologia.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atividade avaliativa para o 3EM

O Sistema Nervoso
SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).  

e após a leitura  de objectives e study, faça o que se pede em review ( responder um total de 20 questões) sobre SNC.
Observações:

  1. Aproveite para treinar seu inglês.
  2. Esta atividade sera valorizada em 2 pontos no 1 trimestre de 2012
  3. Devera ser remetida ao professor até 02/03/2012, via e-mail.
  4. Faça o seu melhor.
Uma abraço do amigo JCarlos.



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boas vindas alunos do CNEC

Caros alunos,

Neste ano de 2012 estaremos partilhando pela primeira vez das descobertas das ciências. Para tanto dispomos de uma fonte de informação confiável e da melhor qualidade, o volume de Biologia de nossa Coleção PITÁGORAS. Acrescentemos a isto a internet, outra fonte inesgotável de  informações, mas, carentes de análise de confiabilidade.

Aqui entra nosso blog – zecabio.blogspot – além da interação, da informação sobre as atividades, pesquisas e comentários, nosso blogger indicará sempre, para complementação de nossos estudos, os mais sérios sites, o melhor da Biologia na Web.

É um grande prazer estar com vocês, alunos do 3EM e 2EM e que o Deus de cada um de nós nos ilumine na busca do conhecimento, da cultura e da homeostase.

Um abraço do JCARLOS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atividade avaliativa para o 3EM - CNEC - Lavras - MG

A primeira lei de Mendel - valor 5 pontos
Pisum sativum ( as ervilhas de Mendel)


Onde estão os fatores de Mendel?
E
m 1902, Walter Sutton, ainda estudante na Universidade de Colúmbia (EUA), ao pesquisar o movimento dos cromossomos na meiose lançou a hipótese de que os fatores de Mendel estariam nos cromossomos, uma vez que a distribuição dos cromossomos na meiose coincidia com a dos fatores de Mendel.
A identificação dos fatores de Mendel com os genes veio com os estudos de Thomas Morgan, também da Universidade de Colúmbia, e o de seus alunos, Sturtevant, Calvin e Müller. Entre 1910 e 1915, trabalhando com a mosca drosófila, mestre e alunos realizaram suas pesquisas no laboratório que ficou conhecido com – sala das moscas -.
A vantagem de estudar a drosófila é que ela é pequena, fácil de criar e cada fêmea produz centenas de ovos, em pouco tempo (2 semanas), grande número de filhotes. Além disso, a mosca possui apenas 4 cromossomos (os cromossomos das glândulas salivares da larva são gigantes e facilmente visíveis ao microscópio).

Bibliografia


Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder – Biologia Hoje – Volume 3 – 1998 - Editora Ática


Após uma detalhada revisão do seu livro 1 de Biologia – As células e hereditariedade – Capítulos 3 e 4 – páginas 128 a 157, responda o que se pede a seguir:
1.     O que é hereditariedade?
2.     Como eram as gerações P, F1 e Fna experiência de Mendel?
3.     Por que Mendel chamou os descendentes da primeira geração de híbridos?
4.     Que resultado Mendel obteve quando autofecundou indivíduos amarelos híbridos?
5.     Enuncie a primeira lei de Mendel.
6.     Qual a diferença entre uma célula haplóide e uma célula diplóide?
7.     O que são genes alelos?
8.     Qual a diferença entre fenótipo e genótipo?
9.     Que tipos de gameta os indivíduos AA, Aa e aa podem produzir?
  10. Na genealogia da figura a seguir, os indivíduos em escuro apresentam uma doença hereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens. As gerações I com os indivíduos 1 e 2, a II com 1,2,3 e 4 e a III com os indivíduos 1, 2 e 3. Numerados da esquerda para a direita.



Analise a genealogia e responda:
a)     Essa doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo?
b)    Dos nove indivíduos que compõem esta genealogia qual o único que não pode ter seu genótipo definido?


Por hoje é só. Bom Trabalho.

Resumão - Classificação das plantas - Botânica

AS PLANTAS CRIPTÓGAMAS
Briófitas e Pteridófitas



Reproduzem-se por alternância de gerações ou metagênese. Um indivíduo haploide (n) cria gametas que se conjugam sexuadamente, gerando um indivíduo diploide (2n), que produz esporos que se reproduzem assexuadamente.   Veja seus ciclos de vida.

Pteridófita - samambaia - Ciclo de vida

Briófitas e Pteridófitas foram as primeiras plantas terrestres, chamadas Criptógamas.

AS PLANTAS FANERÓGAMAS
Divididas em angiospermas e gimnospermas, surgiram como parte da colonização do ambiente terrestre por vegetais. Nelas, o que seria o indivíduo haploide (n) forma apenas tecidos reprodutivos. O pólen, esporo masculino, forma um tubo - tubo polínico - no qual formam os gametas masculinos, para alcançar a oosfera, o gameta feminino.   
Gimnosperma - pinheiro - Ciclo de vida
As gimnospermas, como cedros e pinheiros, não formam frutos (semente nua). Formam estróbilos (pinhas), nos quais existem óvulos, que depois de fecundados se desenvolvem em sementes.
As angiospermas formam flores a partir de folhas modificadas e frutos que envolvem as sementes. Sua semente contém endosperma, feito com uma segunda fecundação, que forma células triploides (3n).  Possui também cotilédones, folhas especiais ligadas ao embrião que podem dividir ou substituir a função do endosperma em armazenar nutrientes.  

As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: monocotiledôneas (arroz, trigo, gramas e coqueiros)  e eudicotiledoneas (árvores frutíferas, soja, tomateiros, feijão). Reveja as características dos indivíduos de cada grupo no seu livro de biologia,  página 142.

Relembre alguns conceitos relacionados às plantas e sua classificação.

Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
. Criptógamas
.Avasculares
.Gametófito predominante (fase mais desenvolvida) em relação ao esporófito.
.Dependem da água para reprodução.
.Criptógamas
.Vasculares
.O esporófito é a fase mais desenvolvida e duradoura.
.Dependem da água para reprodução.
.Traqueófitas.
.Fanerógamas.
.Espermatófitas.
.Sifonógamas.
.Esporófito predominante.
Independência da água para reprodução.
.Semente com endosperma haplóide.
.Não formam frutos.
.Traqueófitas.
.Fanerógamas.
.Espermatófitas.
.Sifonógamas.
.Esporófito predominante sobre gametófito.
.Independência da água na fecundação.
.Semente com endosperma triplóide.
.Dupla fecundação.
.Formam frutos.
Características


    Um bom trabalho para você. 
Caso ocorra dúvidas lembre-se: estou disponível no blog e e-mail.

189 anos de Gregor Mendel (20 de Julho de 1822)


Por que Mendel (1822-1884) foi ignorado?

Você sabia que o importante trabalho de Mendel foi ignorado por mais de trinta anos pela comunidade científica? 
A  pouca atenção dada ao trabalho de Mendel, segundo os historiadores, pode ser fruto da 
a)  polemica discussão gerada pelo livro Origem das espécies, de Charles Darwin e
b) do método de trabalho inovador de Mendel. Ele apoiou seu modelo num perfeito trabalho estatístico. É provável que os cientistas ainda não estivessem preparados para o uso da matemática em biologia de forma tão inusitada.  

Historiadores também relatam que o pouco caso dado ao trabalho de Mendel pode ter sido causado  
pelo fato de os agrônomos estarem mais interessados em resultados práticos do que em devaneios estatísticos.
 Permitam-me aqui a defesa da profissão agrônomo: A extensão rural - realizada com eficiência pelas empresas de Assistência técnica e extensão rural - é uma atividade que liga o empresário rural a tecnologia de ponta, buscando sobremaneira a melhoria da produção e da  produtividade compatíveis com o meio ambiente. Atingir estes objetivos de forma mais prática é também, usar tecnologia.         

Trabalhando na área da agronomia por alguns anos - vide perfil do zecabio - tivemos a necessidade de adequar equipamentos pesados na implantação de projetos.  Utilizamos máquinas pesadas em solos de baixa sustentação (alagados). Estas máquinas, por nós adaptadas se mostraram uma resposta rápida á necessidade dos projetos. A prática pode também se tornar tecnologia. 

Outras hipóteses, responsáveis pelo descaso, são apontadas pelos historiadores, como: 
- cientistas estavam voltados para o cruzamento entre espécies diferentes para compreender melhor a evolução,
- as leis de Mendel não explicavam a formação de híbridos com características intermediárias as dos pais. 

Se as leis de Mendel não explicam tudo sobre genética e nem sempre são válidas (casos de Linkage), não diminuem o valor do trabalho desse grande cientista e pesquisador.   

Muito mais sobre Mendel no Google - 189 anos de Gregor Mendel. Vale a pena acessar.  


terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade avaliativa para o 2EM C - CNEC - Lavras - MG

 ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA
PARA O 2EM C – CNEC – Lavras
Substitutiva a terceira avaliação mensal – valor 3 pontos
Reino Plantae – Exercícios de aprofundamento.


Q1 (FUVEST – SP) - O endosperma da semente de angiosperma contém:
a)      material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b)     somente material genético materno.
c)      somente material genético paterno.
d)     maior quantidade de material genético materno.
e)      maior quantidade de material genético paterno.


Q2 (PUCCAMP – SP) – As figuras a seguir esquematizam partes reprodutivas de representantes de dois grupos dos vegetais:


A  Cápsula, no ápice do Esporófito


A antera, no ápice do Estame


Nesses esquemas, as estruturas descritas na base das imagens são:
a) locais onde ocorre a fecundação.    b) locais onde ocorre a meiose.
c) formadoras de gametas femininos. d) formadoras de gametas masculinos.
e) partes de flores.


Q3 – (UEL – PR) – Quanto às gimnospermas, assinale a alternativa que sinaliza corretamente a presença (+) ou a ausência (-) das estruturas mencionadas.

Flor hermafrodita
Micrósporo
Megásporo
Fruto
Fase
n
A
+
-
-
+
B
+
+
+
-
C
+
-
+
-
D
-
+
-
+
E
-
-
+
+

 Q4 – (VUNESP – SP) – Considere, no esquema a seguir, as características de determinados vegetais.
                                        
                                                      1.1 - Sem sementes (IV)
                               1- Vasculares                                  
                                                                                
                                                                                          1.2.1 - Sem frutos (III)
              - Plantas                         1.2 - Com sementes   
                                                                                          1.2.2 - Com frutos (II)
               
                               2- Avasculares (I)                                             

    


Assinale a alternativa cujos grupos vegetais estão representados, respectivamente, pelos algarismos I, II, III e IV.
a)      Briófitas, gimnospermas, angiospermas e pteridófitas.
b)     Pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e briófitas.
c)      Briófitas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.
d)     Pteridófitas, angiospermas, gimnospermas e briófitas.
e)      Briófitas, gimnospermas, pteridófitas e angiospermas.


Q5 – (FMTM – MG) Comparando o ciclo reprodutivo de uma samambaia (livro 1, página 133) com o de angiosperma e, considerando que em ambas existem duas gerações somáticas que se alternam, responda:
a)      Qual das duas gerações é a mais duradoura em cada caso?
b)     Como é a relação de dependência entre o gametófito e o esporófito em cada planta?


Boas Férias e bom trabalho.
DÚVIDAS? Estarei sempre disponível através do nosso blogger ou via e-mail.