quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reino Protoctista


ATIVIDADE AVALIATIVA PARA 0 2º EM-C
(não fique nervoso, estudante sofre mesmo)

A seguinte atividade faz parte do aprendizado prático do Capítulo 4 – Reino Protoctista, antigamente Protista, e será valorizado com 2 pontos na somatória de pontos disponibilizados para o 2º trimestre de 2011. Então... mão na massa.

QUESTÕES OBJETIVAS PARA PENSAR E DISCUTIR

1. O reino Protoctista é constituído exclusivamente por organismos
a) autotróficos unicelulares.
b) autotróficos e heterotróficos, unicelulares e multicelulares.
c) heterotróficos, unicelulares.
d) heterotróficos, unicelulares e multicelulares.

→ Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 2 a 9.
a)      Clorophyta (clorofíceas ou algas verdes).
b)      Chrysophyta (crisofíceas ou algas douradas).
c)      Pyrrophyta (Dinophyta - dinoflagelados).
d)      Euglenophyta (euglenóides).
e)      Phaeophyta (algas pardas).
f)       Rodophyta (rodofíceas ou algas vermelhas).
A que filo pertencem as algas:
2. unicelulares, sem parede celular, flageladas e que podem nutrir-se tanto de forma autotrófica como heterotrófica?
3. unicelulares ou multicelulares, de água doce ou salgada, com pigmentos e parede celular bioquimicamente semelhante às das plantas de terra firme?
4. multicelulares, com o pigmento ficoeritrina, e que têm paredes celulares impregnadas de Agar e carragenina?
5. multicelulares, exclusivamente marinhas, que podem atingir grande tamanho e devem sua cor castanha à presença do pigmento fucoxantina?
6. unicelulares abundantes no fitoplâncton marinho, cujos representantes possuem frústulas silicosas em forma de duas peças encaixadas?
7. responsáveis pelo fenômeno da bioluminescência marinha e as que causam as marés vermelhas?
8. exclusivamente de água doce, de paredes calcificadas e que lembram musgos?
9. que apresentam: sílica nas paredes celulares, a maioria das espécies unicelulares e características que também estão presentes em diatomáceas e feofíceas?

10. “Se o fitoplancton marinho desaparecesse, haveria diminuição do número de peixes.” Essa afirmação está
a) correta, pois a maioria dos peixes nutre-se, direta ou indiretamente, de seres planctônicos.
b) correta, porque as algas do fitoplâncton constituem esconderijos para a maioria dos peixes.
c) incorreta, pois a maioria dos peixes nutre-se de algas que vivem em grandes profundidades marinhas.
d) incorreta, pois os peixes são todos heterotróficos.


→ Considere as alternativas para responder às questões de 11 a 13.
a) Cílios.              b) Flagelos.               c) Pseudópodes

11. Quais são as estruturas locomotoras das amebas?
12. Quais são as estruturas locomotoras presentes nos protozoários zoomastigóforos?
13. Quais são as estruturas locomotoras dos protozoários cilióforos?

14. Qual dos filos a seguir reúne exclusivamente protozoários parasitas, destituídos de estruturas locomotoras?
a) Actinopoda.               b) Apicomplexa.               c) Cilliophora.
d) Foraminífera.            e) Rhizopoda.                   f) Zoomastigophora.

15. Todos os protozoários
a) têm vida livre    b) são aquáticos       c) têm parede celular     d) são unicelulares

→ Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 16 a 22.
a) Doença de Chagas.     b) Disenteria amebiana.     c) Leishmaniose.    d) Malária.

16. Qual doença é causada pelo Tripanosoma cruzi?
17. Qual doença tem como sintomas calafrios seguidos de febre alta e mal-estar, que ocorrem, em geral, a intervalos regulares de 48 ou 72 horas?
18. Qual doença é transmitida por água ou alimentos contaminados por cistos?
19. Qual doença é causada por protozoários do gênero Plasmodium?
20. Qual doença é transmitida pelo mosquito-palha e pode causar lesões nas vísceras?
21. Qual doença tem com agente transmissor o “Vum-vum”?
22. Qual doença pode ser prevenida pela construção de instalações sanitárias adequadas?

23. O orgânulo denominado vacúolo contrátil ou pulsátil existe nos protozoários de água doce, mas não nos marinhos.
a) Qual a sua função?
b) O que se pode esperar como resposta do vacúolo contrátil, se colocarmos o protozoário de água doce em uma solução de mesma tonicidade do seu protoplasma?

24. Os vetores da malária são dípteros do gênero Anopheles.
a) Um anófele adulto, que pela primeira vez em sua vida pica uma pessoa, pode transmitir-lhe malária?
b) Por quê?

Faça um bom trabalho. Faça o seu melhor.

Gabarito para as questões fechadas
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22























Observações:
Data para a entrega da atividade: 30/05/2011 – normal – valor 2 pontos.
31/05/2011 – fora do prazo – valor 1 ponto.
→ excetuam-se as condições previstas pela lei e pelo regulamento interno da Escola.
→ a atividade poderá ser entregue na aula de Biologia, ou então, remetida por Email ao professor.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

BACTÉRIAS x OBESIDADE

3 TIPOS DE FLORA
                                          
                                                                   
 Os cientistas descobriram que os seres humanos sempre tem um dos três tipos de flora intestinal.
Predominância do gênero de bactéria:
1 - Bacteroides  2 - Provotella   3 - Ruminococcus

Como as bactérias têm diferentes capacidades de transformar comida em energia no intestino, os cientistas querem agora saber se algum dos três grupos está mais relacionado com a facilidade para engordar.
Ainda que seja você quem come chocolate todos os dias, uma flora intestinal que não ajuda pode ser  a culpada pelos seus pneuzinhos, dizem os pesquisadores.
Em 2006, um estudo mostrou que gordos tinham um tipo diferente de flora intestinal. Não se sabia se a obesidade era causa ou consequência. Um pesquisador propôs que engordar era consequência. Agora, um outro trabalho mostra que existem três diferentes tipos de flora intestinal. Como cada bactéria tem uma eficiência diferente para extrair energia dos alimentos, é possível que aquele amigo que come muito e continua magro tenha tido a sorte de nascer com o tipo de flora intestinal certa. 

Os cientistas não conseguiram, porém, apontar qual das três floras é de gordinho.
Mesmo que consigam novos resultados, certamente o tipo intestinal não será a única explicação para a obesidade. Outros fatores, como a alimentação, têm peso grande.

(FSP - Quinta-feira, 21/4/2011 - A5)


Qual sua opinião a respeito? 
Faça seu comentário. Estou aguardando.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Atividade para o 3EM A, B e C

Cuidados com o sistema digestório
Nosso sistema digestório é requisitado a entrar em ação várias vezes por dia, a cada refeição que fazemos. Mesmo quando não estamos comendo, ele continua trabalhando para garantir a nutrição de todas as células de nosso corpo. Sendo assim tão exigido, é de esperar que esse sistema seja um dos que apresentam maior índice de perturbações e de doenças. Quem já não teve enjoôs, dores de estômago, vômitos, diarréia ou prisão de ventre? Isso sem falar de doenças mais sérias, como gastrites, úlceras, colites, tumores etc.
Mas não é difícil cuidar da saúde do sistema digestório e evitar doenças a ele relacionadas. É importante manter uma alimentação correta e saudável. Cada pessoa tem suas preferências alimentares, mas sempre é possível estabelecer uma dieta saudável.

Seus conhecimentos sobre o assunto, aliados aos muitos sites de pesquisa disponível na web, podem ser úteis para a solução das questões que se seguem:

1 - (Fuvest-SP) Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com pH 8 e distribuída em seis tubos de ensaio. Nos tubos 2, 4 e 6, foi adicionado ácido clorídrico (HCl), de modo a se obter um pH final em torno de 2. Nos tubos 1 e 2 foi adicionado macarrão; nos tubos 3 e 4, foi adicionado carne; nos tubos 5 e 6, foi adicionado manteiga. Os tubos foram mantidos por duas horas à temperatura de 36 graus centígrados. Ocorreu digestão apenas no tubo 1.
Pergunta-se:
 a) Qual foi o órgão utilizado na experiência?
b) Que alteração é esperada na composição química da urina de  quem teve esse órgão removido cirurgicamente?
c) Qual foi a substância que a enzima purificada digeriu?

2 - (Unesp) No sistema digestório humano observa-se a ligação química Enzima x Substrato e após a reação, a liberação de Produto.
a) Se o substrato fosse uma proteína que estivesse sendo degradada no estômago, qual seria a enzima específica e o produto obtido neste órgão?
b) Se a digestão de um determinado alimento ocorresse no intestino delgado e os produtos obtidos fossem glicerol e ácidos graxos, quais seriam, respectivamente, o substrato e a enzima?

Obs: Esta pesquisa deve ser entregue até o dia 15/04/2011, em folha ofício A4, digitada e devidamente identificada (nome, número e série). Será valorizada conforme normas atuais.

Um abraço.
Faça o seu melhor.

Gripe A - Pesquisa (2EM C)

 Nos meados de 2009, uma onda de medo tomou conta do mundo a medida que surgiam notícias sobre as primeiras vítimas fatais da gripe A (H1N1). A nova gripe levou à paralisação de aulas em escolas e à interrupção de voos em aeroportos do mundo inteiro. Nas ruas, era comum ver pessoas usando máscara cirúrgica para evitar o contágio.
Na busca de maiores conhecimentos sobre essa doença você deverá acessar a URL http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=639&sa=X&ei=fVqcTYfdBcOgtge_l4nLBw&ved=0CB4QBSgA&q=http%3A//www.brasilescola.com/doencas/gripe-a.htm&spell=1, http://www.sobiologia.com.br/index2.php e outros que possibilitem ou complementem informações necessárias para responder ao questionamento que se segue:

1 - Qual é o agente etiológico dessa doença?
2 - Quais são os sintomas por ela apresentados?
3 - No início da epidemia as pessoas usavam máscara cirúrgica como medida de proteção. Justifique.
4 - O nome Gripe Suína foi alterado pela OMS para Gripe A. Justifique.
5 - A incidência da Gripe A é maior em jovens e adultos quando comparadas com crianças e idosos. Justifique.

Obs: Esta pesquisa será valorizada no trimestre. Deverá ser entregue em folha ofício (A4) preferencialmente digitada, devidamente identificada (nome do aluno, número, turma) até o dia 15/04/2011, sexta feira, aula de Biologia.
Um abraço.
Faça o seu melhor. Bom trabalho.